Bits from Debian

Bits from Debian

Debian lamenta a perda de Ian Murdock

On Wed 30 December 2015 with tags ian murdock in memoriam
Written by Ana Guerrero Lopez, Donald Norwood and Paul Tagliamonte
Translated by Gabriel Francisco

Translations: ca en es fr ru zh-CN zh-HK zh-TW

Ian Murdock

Com grande peso no coração Debian lamenta a perda de Ian Murdock, fiel defensor do Software Livre e de Código Aberto, Pai, Filho e o "ian" de Debian.

Ian iniciou o projeto Debian em Agosto de 1993, lançando as primeiras versões do Debian logo depois, no mesmo ano. Debian iria se tornar o Sistema Operacional Universal do mundo, rodando em tudo, desde dispositivos embarcados até a estação espacial.

O foco nítido de Ian era criar uma Distribuição e cultura de comunidade que fizessem a coisa certa, tanto eticamente, como tecnicamente. Lançamentos que são feitos somente quando estão prontos, e a postura firme do projeto sobre a Liberdade de Software são os padrões de ouro no mundo Livre e de Código Aberto.

A devoção de Ian para realizar as coisas certas guiaram seu trabalho, tanto no Debian quanto nos anos que vieram, sempre trabalhando pelo melhor futuro possível.

O sonho de Ian está vivo, a comunidade Debian continua incrivelmente ativa, com milhares de desenvolvedores trabalhando imensuráveis horas para trazer ao mundo um sistema operacional confiável e seguro.

Os pensamentos da comunidade Debian estão presentes com a família de Ian nesse duro momento.

Sua família pede por privacidade nesse momento difícil e é nosso desejo respeitarmos isso. Condolências de nós, Debian, e da gigantesca comunidade Linux podem ser enviadas para in-memoriam-ian@debian.org, onde serão mantidas e arquivadas.


More on Debian

Tags