Bits from Debian

Bits from Debian

25 anos e contando

On Thu 16 August 2018 with tags debian birthday aniversário
Written by Ana Guerrero Lopez
Translated by Daniel Lenharo de Souza
Artwork by Angelo Rosa

Translations: en es fr kn ro ru se vi

Debian 25 anos por Angelo Rosa

Quando Ian Murdock (em memória) anunciou há 25 anos em comp.os.linux.development, "a conclusão iminente de um novo lançamento Linux, [...] a Distribuição Debian Linux", ninguém esperaria que o "A distribuição Debian Linux" se tornasse o que hoje em dia é conhecido como o Projeto Debian, um dos maiores e mais influentes projetos de software livre. Seu principal produto é o Debian, um sistema operacional livre (SO) para o seu computador, bem como para muitos outros sistemas que melhoram sua vida. Do funcionamento interno do seu aeroporto mais próximo ao sistema de entretenimento do carro,dos servidores em nuvem que hospedam seus sites favoritos aos dispositivos de IoT que se comunicam com eles, o Debian pode alimentar tudo.

Hoje, o projeto Debian é uma organização grande e próspera, com inúmeros times auto-organizados formados por voluntários. Embora muitas vezes pareça caótico do lado de fora, o projeto é sustentado por seus dois principais documentos organizacionais: o Contrato Social Debian, que fornece uma visão de melhoria da sociedade, e a Definição debian de Software Livre (DFSG), que fornece uma indicação do qual software é considerado utilizável. Eles são complementados pela Constituição do projeto, que estabelece a estrutura do projeto, e o Código de Conduta, que define o tom das interações dentro do projeto.

Todos os dias, nos últimos 25 anos, as pessoas enviaram relatórios e correções de erros, enviaram pacotes, atualizaram traduções, criaram ilustrações, organizaram eventos sobre o Debian, atualizaram o site, ensinaram outros a usar o Debian e criaram centenas de distribuições derivadas.

Estamos prontos para mais 25 anos - e esperamos muitos mais!


More on Debian

Tags