O Debian comemora seus 31 anos!
Como diz a expressão, "o tempo voa quando você está se divertindo", significando que você normalmente não considera a passagem do tempo quando está se distraindo ou se divertindo. A frase é uma expressão idiomática inglesa bem estabelecida, embora hoje o Projeto Debian pare por um momento para refletir sobre essa expressão.
Já faz 31 anos que estamos por aqui.
Foram 31 anos incríveis de diversão e espanto ao ver o mundo ao nosso redor crescer, e nós mesmos crescermos no mundo.
Deixe-nos dizer, nós nos divertimos muito fazendo isso.
Fomos convidados para quase todos os continentes e países, para mais de 25 conferências de desenvolvedores(as) Debian; contribuímos para as ciências com nossos Debian Pure Blends; não desistimos ou descartamos hardware antigos com o Suporte de Longo Prazo (LTS - Long Term Support); encorajamos e patrocinamos a diversidade com nossos Programas Outreach. Contribuímos para a exploração deste adorável planeta e do vasto vácuo do espaço (onde ninguém ouve os(as) desenvolvedores(as) gritarem).
Existem mais coisas do que fizemos, mas em um rápido olhar, parece que fizemos tudo.
Mas nós nunca percebemos.
O tempo voa ou "escapa irrevogavelmente" quando nos divertimos e progredimos, embora nossa pausa neste momento seja porque também tivemos alguns momentos honestos de autoavaliação e reflexão. Ao longo dos anos, o projeto perdeu algumas pessoas amadas importantes que eram queridos(as) por nós - você pode tê-los(las) chamado de desenvolvedores(as) enquanto nós os(as) chamávamos de amigos(as), nós os(as) chamávamos de mentores(as), nós sofremos, nós lamentamos, e em suas memórias continuamos seguindo em frente.
O decorrer do projeto viu algumas tragédias, viu discursos acalorados no espaço público, abordou e resistiu a preocupações, e ainda cresceu continuamente.
E fizemos isso na esfera pública, porque no fundo este é um projeto aberto. Nosso código é público, nossos bugs e falhas são públicos, nossas comunicações são públicas, nossas reuniões são públicas, e nosso amor pelo FLOSS é definitivamente público.
E agora mais do que nunca o Projeto Debian percebe que o "nós" que está espalhado por esta carta é apenas outra maneira de dizer: "você". Você, o(a) usuário(a), contribuidor(a), patrocinador(a), desenvolvedor(a), mantenedor(a), eliminador(a) de bugs; todos vocês fazem o NÓS que é o Debian. Então, o que NÓS estamos esperando? Vamos comemorar!
Participe da celebração mundial ou encontre um evento local para você, visitando nossa página de eventos do Debian Day - nos vemos lá!
Obs: a logo deste ano para comemorar os 31 anos do Debian foi criada pelo brasileiro Daniel Lenharo :-)