Bits from Debian

Bits from Debian

Termina a DebConf21 on-line

On Thu 09 September 2021 with tags debconf21 announce debconf
Written by Laura Arjona Reina and Donald Norwood
Translated by Thiago Pezzo (Tico), Charles Melara
Artwork by Judit Foglszinger

Translations: en fr it

Foto em grupo da DebConf21 - clique para aumentar

No sábado, 28 de agosto de 2021, a conferência anual dos(as) desenvolvedores(as) e contribuidores(as) Debian chegou ao seu fim.

A DebConf21 realizou-se on-line pela segunda vez devido à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Todas as sessões foram transmitidas, e várias foram as formas de participação: via mensagens IRC, documentos de texto colaborativos e on-line, e salas de reunião para conferência por vídeo.

Com 740 participantes registrados(as) de mais de 15 países e um total de 70 palestras, sessões de debates, "desconferências" (Birds of a Feather - BoF) e outras atividades, a DebConf21 foi um grande sucesso.

A estrutura, que havia sido montada para os eventos on-line passados, envolveram Jitsi, OBS, Voctomix, SReview, nginx, Etherpad, e uma interface web para o Voctomix que foi melhorada e usada com sucesso na DebConf21. Todos os componentes da infraestrutura de vídeo são softwares livres e foram configurados através do repositório público do ansible da equipe de vídeo.

A grade de programação da DebConf21 incluiu uma grande variedade de eventos, agrupados em diversas trilhas:

  • Introdução ao Software Livre e ao Debian,
  • Empacotamento, políticas e infraestrutura Debian,
  • Administração de sistemas, automação e orquestração,
  • Nuvem e contêineres,
  • Segurança,
  • Comunidade, diversidade, divulgação local e contextos sociais,
  • Internacionalização, localização e acessibilidade,
  • Embarcados e kernel,
  • Debian blends e distribuições derivadas do Debian,
  • Debian nas artes e nas ciências,
  • entre outras.

As palestras foram transmitidas usando duas salas, e muitas dessas atividades foram realizadas em diferentes idiomas: telugu, português, malaiala, canarês, hindi, marati e inglês, o que permitiu que uma audiência diversa desfrutasse e participasse.

Entre as atividades, a transmissão de vídeo exibiu os(as) patrocinadores(as) usuais em loop, mas também exibiu clipes adicionais, incluindo fotos de DebConfs passadas, fatos divertidos sobre o Debian e vídeos curtos enviados pelos(as) participantes para se comunicarem com seus amigos(as) do Debian.

A equipe de publicidade do Debian fez sua usual «cobertura ao vivo» para encorajar a participação, com micronotícias anunciando os diferentes eventos. A equipe DebConf também forneceu diversas opções para seguir a programação em dispositivos móveis.

Para quem não conseguiu participar, a maioria das palestras e sessões já está disponível através do site web do acervo de eventos do Debian, e o restante ficará disponível nos próximos dias.

O site web da DebConf21 permanecerá ativo por razões históricas e continuará a oferecer os links para as apresentações e vídeos das palestras e eventos.

No próximo ano, a DebConf22 está planejada para acontecer em Prizren, Kosovo, em julho de 2022.

A DebConf é comprometida com um ambiente seguro e acolhedor para todos(as) os(as) participantes. Durante a conferência, diversos times (recepção, equipe de boas-vindas e equipe de comunidade) estiveram disponíveis para auxiliar, de modo que os(as) participantes tivessem as melhores experiências na conferência, e para buscar soluções para quaisquer problemas que pudessem surgir. Veja a página web sobre o código de conduta no site da DebConf21 para mais detalhes.

O Debian agradece o compromisso de numerosos(as) patrocinadores(as) que apoiaram à DebConf21, particularmente nossos(as) patrocinadores(as) Platinum: Lenovo, Infomaniak, Roche, Amazon Web Services (AWS) e Google.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um verdadeiro projeto comunitário e livre. Desde então, o projeto cresceu e tornou-se um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários(as) de todos os cantos do mundo trabalham juntos(as) para criar e manter o software Debian. Disponível em 70 idiomas, e com suporte para uma gama imensa de tipos de computadores, o Debian se autodenomina o sistema operacional universal.

Sobre a DebConf

A DebConf é a conferência dos(as) desenvolvedores(as) do Projeto Debian. Além de uma completa programação de palestras técnicas, sociais e políticas, a DebConf fornece uma oportunidade para desenvolvedores(as), contribuidores(as) e outras pessoas interessadas se encontrarem presencialmente e trabalharem mais proximamente. Ela acontece anualmente desde 2000 em locais tão variados como Escócia, Argentina, Bósnia e Herzegóvina, e Brasil. Mais informações sobre a DebConf estão disponíveis em https://debconf.org/.

Sobre a Lenovo

Como uma líder global em tecnologia, fabricando um amplo portfólio de produtos conectados, incluindo smartphones, tablets, PCs e workstations, bem como dispositivos de realidade aumentada/virtual, casas/escritórios inteligentes e soluções para datacenters, a Lenovo entende quão críticos são os sistemas abertos e as plataformas para um mundo conectado.

Sobre a Infomaniak

Infomaniak é a maior empresa de hospedagem web da Suíça, que também oferece serviços de backup e de armazenamento, soluções para organizadores(as) de eventos, serviços de transmissão em tempo real e vídeo sob demanda. Todos os datacenters e elementos críticos para o funcionamento dos serviços e produtos oferecidos pela empresa (tanto software quanto hardware) são de propriedade absoluta da Infomaniak.

Sobre a Roche

Roche é um grande fornecedor farmacêutico internacional e companhia de pesquisa, dedicada aos cuidados personalizados com a saúde. Mais de 100.000 funcionários(as) ao redor do mundo trabalham para resolver alguns dos maiores desafios da humanidade usando ciência e tecnologia. A Roche está envolvida fortemente em projetos de pesquisa colaborativos financiados publicamente com outros(as) parceiros(as) industriais e acadêmicos(as), e apoia a DebConf desde 2017.

Sobre a Amazon Web Services (AWS)

Amazon Web Services (AWS) é uma das plataformas em nuvem mais abrangentes e largamente adotadas no mundo, oferecendo mais de 175 serviços repletos de funcionalidades via datacenters globais (em 77 zonas de disponibilidade dentro de 24 regiões geográficas). Alguns(mas) consumidores(as) da AWS incluem as startups de mais rápido crescimento, as maiores empresas e as agências governamentais de liderança.

Sobre a Google

Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, fornecendo uma ampla gama de serviços e produtos relacionados à Internet como tecnologias de publicidade on-line, pesquisa, computação em nuvem, software e hardware.

A Google tem apoiado o Debian através do patrocínio da DebConf por mais de dez anos, e é também uma parceira Debian patrocinando partes da infraestrutura de integração contínua do Salsa dentro da Plataforma em Nuvem da Google.

Informações para contato

Para mais informações, por favor visite a página web da DebConf21 em https://debconf21.debconf.org ou envie um e-mail em inglês para press@debian.org.


More on Debian

Tags