Bits from Debian

Bits from Debian

Grupos locais Debian na DebConf20 e mais além

On Wed 16 September 2020 Written by Francisco M. Neto and Laura Arjona Reina
Translated by Emerson dos Santos Queiroz

Translations: en fr

Existem vários grupos locais Debian grandes e de muito sucesso (Debian França, Debian Brasil and Debian Taiwan, só para citar alguns), mas o que podemos fazer para ajudar com apoio os próximos grupos locais ou ajudar a despertar o interesse em mais partes do mundo?

Houve uma sessão sobre equipes locais Debian na Debconf20 e gerou um pouco de discussão construtiva durante a transmissão ao vivo (gravação disponível em https://meetings-archive.debian.net/pub/debian-meetings/2020/DebConf20/), na sessão do Etherpad e no canal do IRC (#debian-localgroups). Este artigo é uma tentativa de resumir os pontos-chave que foram levantados durante essa discussão, bem como os planos para as ações futuras de suporte a novos ou existentes grupos locais Debian e a possibilidade de formar uma equipe de apoio a grupos locais.

Situação pandêmica

Durante uma pandemia, pode parecer estranho discutir reuniões offline, mas isso é um bom momento para planejar as coisas para o futuro. Ao mesmo tempo, a atual situação torna mais importante do que antes incentivar a interação local.

Argumentação para grupos locais

O Debian pode parecer assustador para quem está de fora. Já ter uma conexão com o Debian - especialmente com pessoas diretamente envolvidas nele - parece ser a maneira pela qual a maioria dos(as) contribuidores(as) chega. Mas se não houver uma conexão, não é tão fácil; grupos locais facilitam isso melhorando a rede de relacionamentos.

Os grupos locais são incrivelmente importantes para o sucesso do Debian já que eles frequentemente ajudam com traduções, nos tornando mais diversificados, com suporte, organizando sprints locais de caça a bugs, formando uma equipe DebConf local junto com MiniDebConfs, conseguindo patrocinadores(as) para o projeto e muito mais.

A existência de grupos locais também facilitaria o acesso a brinds como adesivos e canecas, já que nem sempre as pessoas têm tempo para lidar com o processo de encontrar um(a) fornecedor(a) para realmente conseguir fazê-los. A atividade de grupos locais pode facilitar isso, organizando a logística relacionada.

Como lidar com grupos locais, como definir um grupo local

O Debian reúne as informações sobre grupos locais em sua página wiki de grupos locais (e subpáginas). Outras organizações também têm seus próprios esquemas, alguns deles apresentando um mapa, blogs ou regras claras sobre o que constitui um grupo local. No caso do Debian não há um conjunto predefinido de "regras", mesmo sobre o nome do grupo. Isso é perfeitamente normal, presumimos que certos grupos locais podem ser bem pequenos, ou temporários (criado em torno de um certo tempo quando planejam várias atividades, e depois fica quieto). No entanto, a forma como os grupos são nomeados e como eles são listado na página wiki define expectativas em relação a quais tipos de atividades eles desenvolvem.

Por esta razão, encorajamos todos os grupos locais do Debian a revisar suas entradas na wiki Debian, mantenha-o atualizado (por exemplo, adicione uma linha "Status: Ativo (2020)), e encorajamos grupos informais de contribuidores(as) do Debian que de alguma forma "se encontram", para criar um novo cadastro na página wiki também.

O que o Debian pode fazer para apoiar grupos locais

Ter um banco de dados centralizado de grupos é bom (se atualizado), mas não o suficiente. Exploraremos outras formas de propagação e aumento da visibilidade, como organizar a logística de impressão/envio de brindes e facilitar o acesso ao financiamento de eventos relacionados ao Debian.

Continuação de esforços

Os esforços devem continuar em relação aos grupos locais. As reuniões regulares acontecem a cada duas ou três semanas; pessoas interessadas são encorajadas a explorar algumas outras palestras relevantes da DebConf20 (Introducing Debian Brasil, Debian Academy: Another way to share knowledge about Debian, An Experience creating a local community on a small town), sites web como Debian flyers (incluindo outro material impresso como cubo, adesivos), visite a seção de eventos do site web do Debian e a página wiki Debian Locations, e participe do canal IRC #debian-localgroups no OFTC.


More on Debian

Tags