Bits from Debian

Bits from Debian

Alterações e atualizações do fórum de usuários(as) do Debian

On Wed 11 August 2021 with tags users forums
Written by Donald Norwood
Translated by Thiago Pezzo (tico)

Translations: en

Fórum de usuários(as) do Debian

Diversas questões foram trazidas para a equipe de Comunidade do Debian a respeito de responsividade, diagramação e atualizações necessárias de software para o forums.debian.net. Uma pergunta sempre era colocada: ‘quem cuida do fórum?’

Durante as discussões, diversos(as) desenvolvedores(as) Debian se voluntariaram para ajudar participando dos fóruns e auxiliando com as mudanças necessárias para manter o serviço funcionando.

Estamos felizes em anunciar as seguintes modificações para o (NOVO!) forums.debian.net, que resolveram a maior parte das preocupações com responsabilidades, diagramação, usabilidade e confiabilidade:

Os(As) desenvolvedores(as) Debian: Paulo Henrique de Lima Santana (phls), Felix Lechner (lechner) e Donald Norwood (donald) foram adicionados(as) aos times de Servidor e Administração do fórum.

A instância do servidor agora executa diretamente dentro da infraestrutura Debian.

O software do fórum e da infraestrutura foi atualizado para versões mais recentes (onde aplicável).

O DNS resolve tanto para IPv4 e IPv6.

SSL/HTTPS estão habilitados (estamos em 2021!).

Novos sistemas captcha e antispam estão atuando para bloquear spammers e bots, e para tornar mais fácil o registro por humanos(as).

Novos(as) administradores(as) e moderadores(as) foram adicionados(as) para fornecer cobertura extra durante mais horas e para combinar anos de experiência com operações de fóruns e utilização do Debian.

Novos estilos de visualização estão disponíveis para a escolha dos(as) usuários(as), alguns ideais para visualização de dispositivos móveis e tablets.

Sem querer, corrigimos o problema com tempo que o fórum anterior tinha de rodar 11 minutos mais rápido. :)

Esclarecemos os papéis e a visibilidade da equipe.

A responsividade para usuários(as) nos fóruns foi aumentada.

Os endereços de e-mail para moderadores(as)/administradores(as) foram atualizados, verificados e validados, para acesso e respostas diretas.

As diretrizes para utilização do fórum por usuários(as) e equipe foram atualizadas.

O Código de Conduta do Debian (CoC) foi transformado em um anúncio global como acompanhamento para as diretrizes atualizadas recentemente, fornecendo aos(às) moderadores(as)/administradores(as) um conjunto adicional de regras para lidar com comportamentos indisciplinados e impróprios.

Algumas áreas de discussão foram renomeadas e reorientadas, junto com a movimentação de várias discussões, tornando mais fácil a indexação e busca no fórum.

Muitos (e novos!) recursos e extensões foram adicionados ao fórum para mais uso facilitado e modernização, tais como um sistema de agradecimentos de usuários(as) e pré-visualizações de discussões ao mover o ponteiro do mouse sobre o tópico.

Também houve atualizações de algumas tarefas administrativas de servidor, as quais não são próprias para uma lista pública, mas estamos cuidando disso regularmente e com segurança. :)

Temos alguns detalhes pequenos aqui e ali que ainda necessitam de atenção, e estamos trabalhando nisso.

Agradecemos imensamente à equipe de Administradores(as) de Sistema Debian (DSA) e ao Ganeff, que reservaram um tempo para coordenar e auxiliar na instância do fórum, DNS e detalhes de administração de rede e servidor; ao nosso prestativo DPL Jonathan Carter; muitos agradecimentos para os(as) moderadores e administradores(as), anteriores e atuais, do fórum: Mez, sunrat, 4D696B65, arochester e cds60601, por ajudar com as modificações e com a transição; e aos(às) usuários(as) do fórum que participaram em muitos ajustes. No fim das contas, este foi um grande esforço comunitário, e todas e todos tiveram uma parte significante nele. Obrigado(a)!


More on Debian

Tags