Bits from Debian

Bits from Debian

Doação do Debian para desenvolvimento do Peerturbe

On Wed 21 October 2020 with tags debconf20 donation fundraising peertube
Written by Louis-Philippe Véronneau, Pouhiou, Laura Arjona Reina
Translated by Thiago Pezzo (tico), Charles Melara

Translations: en fr

O projeto Debian tem o prazer de anunciar a doação de 10.000 euros para ajudar a Framasoft a alcançar a quarta meta adicional de sua campanha de financiamento colaborativo do Peertube v3 -- Transmissão ao vivo.

A edição deste ano da conferência anual do Debian, a DebConf20, teve que ser realizada on-line e embora tenha sido um sucesso retumbante, deixou claro ao projeto nossa necessidade de ter uma infraestrutura permanente de transmissão ao vivo para pequenos eventos realizados por grupos Debian locais. O Peertube, uma plataforma FLOSS de hospedagem de vídeos, nos parece ser a perfeita solução.

Nós acreditamos que este gesto pouco convencional do projeto Debian nos ajudará a fazer deste ano um pouco menos terrível e nos dará, como também à humanidade, melhores ferramentas em Software Livre para lidarmos com o futuro.

O Debian agradece o comprometimento de numerosos(as) financiadores(as) e patrocinadores(as) da DebConf, particularmente todas e todos que contribuíram para o sucesso da DebConf20 on-line (voluntários(as), palestrantes e patrocinadores(as)). Nosso projeto também agradece à Framasoft e à comunidade PeerTube pelo desenvolvimento do PeerTube como uma plataforma de vídeo livre e descentralizada.

A associação Framasoft calorosamente agradece ao Projeto Debian pela sua contribuição, de seus próprios recursos, para que o PeerTube aconteça.

A contribuição tem duplo impacto. Primeiramente, é um forte sinal de reconhecimento de um projeto internacional - um dos pilares do mundo do Software Livre - para uma pequena associação francesa que oferece ferramentas para livrar os(as) usuários(as) das garras dos gigantes monopólios da web. Em segundo lugar, é uma ajuda substancial nesses difíceis tempos, ao suportar o desenvolvimento de uma ferramenta que, de modo igualitário, pertence e é útil para todos(as).

A força deste gesto do Debian prova, uma vez mais, que a solidariedade, o apoio recíproco e a colaboração são valores que permitem que nossas comunidades criem ferramentas que nos ajudem na busca pela Utopia.


More on Debian

Tags