Bits from Debian

Bits from Debian

DebConf20 on-line chega ao fim

On Sun 30 August 2020 with tags debconf20 announce debconf
Written by Laura Arjona Reina and Donald Norwood
Translated by Thiago Pezzo (Tico)
Artwork by Aigars Mahinovs

Translations: en fr

foto de grupo da DebConf20 - clique para aumentar

No sábado, 29 de agosto de 2020, a Conferência Anual de Desenvolvedores(as) e Contribuidores(as) chega a seu fim.

A DebConf20 aconteceu on-line pela primeira vez devido à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Todas as atividades foram transmitidas, com formas variadas de participação: via mensagens no IRC, textos escritos on-line e colaborativos e salas para encontros por videoconferência.

Com mais de 850 participantes de 80 países diferentes e um total de mais 100 apresentações, sessões de debates, encontros para desconferências (BoF) e outras atividades, a DebConf20 foi um grande sucesso.

Quando ficou claro que a DebConf20 seria um evento exclusivamente on-line, o time de vídeo da DebConf gastou muito tempo nos últimos meses para adaptar, melhorar e, em alguns casos, desenvolver do zero, a tecnologia que seria necessária para tornar possível uma DebConf on-line. Após as lições aprendidas da MiniDebConfOnline em maio passado, alguns ajustes foram feitos, e assim eventualmente criamos uma configuração envolvendo Jitsi, OBS, Voctomix, SReview, nginx, Etherpad e uma interface web desenvolvida recentemente para o Voctomix, como outros vários elementos do sistema.

Todos os componentes da infraestrutura de vídeo são softwares livres e toda a estrutura está configurada através de seu repositório público ansible.

A programação da DebConf20 incluiu duas trilhas em outros idiomas que não o inglês: a MiniConf em língua espanhola, com oito apresentações em dois dias, e a MiniConf em língua malaiala, com nove apresentações em três dias. Atividades ad-hoc, apresentadas por participantes durante o curso de toda a conferência, também foram possíveis, transmitidas e gravadas. Também aconteceram diversas reuniões de times como sprint de certas áreas de desenvolvimento do Debian.

Entre as apresentações, a transmissão de vídeo exibiu um loop com os(as) tradicionais patrocinadores(as), e também exibiu algumas vinhetas adicionais incluindo fotos de DebConfs anteriores, fatos engraçados sobre o Debian e vídeos curtos do tipo "mande um alô" enviados pelos(as) participantes para seus(suas) amigos(as) do Debian.

Para aqueles(as) que não conseguiram participar, a maior parte das apresentações e sessões já estão disponíveis por meio do site web do repositório de atividades Debian, e as restantes aparecerão lá nos próximos dias.

O site web da DebConf20 permanecerá ativo para propósitos de arquivamento e continuará a oferecer links para as apresentações e vídeos das palestras e eventos.

Ano que vem a DebConf21 está planejada para acontecer em Haifa, Israel, em agosto ou setembro.

A DebConf é comprometida com um ambiente seguro e acolhedor para todos(as) os(as) participantes. Durante a conferência, diversos times (Front Desk, Welcome e Community) estiveram disponíveis para ajudar, de modo que os(as) participantes tivessem a melhor experiência na conferência, e estiveram disponíveis para encontrar soluções para qualquer problema que pudesse aparecer. Veja a página web sobre o Código de Conduta no site webDebConf20 para mais detalhes sobre isso.

O Debian agradece o comprometimento de inúmeros(as) patrocinadores(as) em apoiar a DebConf20, especialmente nossos(as) patrocinadores(as) Platinum: Lenovo, Infomaniak, Google e Amazon Web Services (AWS).

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um verdadeiro projeto comunitário e livre. Desde então, o projeto cresceu e tornou-se um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários(as) de todos os cantos do mundo trabalham juntos(as) para criar e manter o software Debian. Disponível em 70 idiomas, e com suporte para uma gama imensa de tipos de computadores, o Debian se autodenomina o sistema operacional universal.

Sobre a DebConf

A DebConf é a conferência dos(as) desenvolvedores(as) do Projeto Debian. Além de uma completa programação de palestras técnicas, sociais e políticas, a DebConf fornece uma oportunidade para desenvolvedores(as), contribuidores(as) e outras pessoas interessadas para se encontrarem presencialmente e trabalharem juntos(as) mais proximamente. Ela acontece anualmente desde 2000 em locais tão variados como Escócia, Argentina, Bósnia e Herzegóvina, e Brasil. Mais informações sobre a DebConf estão disponíveis em https://debconf.org/.

Sobre a Lenovo

Como uma líder global em tecnologia, fabricando um amplo portfólio de produtos conectados, incluindo smartphones, tablets, PCs e workstations, bem como dispositivos de realidade aumentada/virtual, casas/escritórios inteligentes e soluções para datacenters, a Lenovo entende quão críticos são os sistemas abertos e as plataformas para um mundo conectado.

Sobre a Infomaniak

A Infomaniak é a maior empresa de hospedagem web da Suíça, que também oferece serviços de backup e de armazenamento, soluções para organizadores(as) de eventos, serviços de transmissão em tempo real e vídeo sob demanda. Todos os datacenters e elementos críticos para o funcionamento dos serviços e produtos oferecidos pela empresa (tanto software quanto hardware) são de propriedade absoluta da Infomaniak.

Sobre o Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, fornecendo uma ampla gama de serviços e produtos relacionados à Internet como tecnologias de publicidade on-line, pesquisa, computação em nuvem, software e hardware.

O Google tem apoiado o Debian através do patrocínio da DebConf por mais de dez anos, e é também um parceiro Debian que patrocina partes da infraestrutura de integração contínua do Salsa dentro da Plataforma Google Cloud.

Sobre a Amazon Web Services (AWS)

A Amazon Web Services (AWS) é uma das plataformas em nuvem mais abrangentes e largamente adotadas no mundo, oferecendo mais de 175 serviços repletos de funcionalidades via datacenters globais (em 77 zonas de disponibilidade dentro de 24 regiões geográficas). Consumidores(as) da AWS incluem as startups de mais rápido crescimento, as maiores empresas e as agências governamentais de liderança.

Informações de contato

Para mais informações, por favor visite a página web da DebConf20 em https://debconf20.debconf.org/ ou envie um e-mail para press@debian.org.


More on Debian

Tags